quarta-feira, 31 de março de 2010

Como é a Páscoa para mim


A Páscoa é uma coisa especial que até nem consigo explicar e são das férias melhores de todas. Como são férias o melhor de tudo são as coisas impressionantes que eu faço. Em todas as férias eu mostro o que faço nos posts que tenho escrito no meu blogue que também é uma coisa fantástica.

As profissões

Vou escrever algumas das profissões que conheço. Depois vou explicar como elas funcionam e vou começar a lista:
Actor/actriz - Actor ou actriz são umas profissões muito bonitas e eu também quero ser actor. Pedreiro/a - Pedreiro ou pedreira é uma profissão que dá muito trabalho.
Inspector/a - Inspector ou inspectora é uma profissão de que eu gosto muito. Até o meu boneco animado preferido é o Inspector Gadget.
Vendedor/a - Vendedor ou vendedora é uma profissão muito gira e aprende-se muito com ela.
Inventor/a - Inventor ou inventora é uma profissão do tipo de arte.
Construtor/a - Construtor ou construtora é das profissões que custam mais.
Presidente da república - Presidente da república é uma profissão mesmo enfiada na política
Primeiro (a) ministro(a) - Nem falo desta profissão porque acho a muito difícil .
Psicólogo/a - Eu propus a mim próprio que ia pôr aqui esta profissão porque eu tenho uma amiga psicóloga muito mais crescida do que eu.
Músico/a - Eu escolhi músico porque é a minha segunda profissão.
Estudante - Esta é mesmo a minha principal profissão.
Professor/a - Escolhi esta profissão porque quem me dá aulas é a minha professora e tem esta profissão.
Atleta - Atleta está aqui pela mesma razão que a Música.
Jornalista - Escolhi esta profissão porque o meu pai é jornalista.
Sociólogo/a - Escolhi esta profissão porque a minha mãe é socióloga.
Programador/a de computador - Lembrei-me desta profissão porque, ainda há pouco tempo toda a gente na minha casa ficou sem computador, menos o meu pai. O computador da Ana Lia foi a arranjar e precisamos dum profissional destes.
Técnico/a de computador - Esta escolha foi pela mesma razão que a anterior.
Jardineiro/a - Jardineiro foi a minha mãe que me disse.
Marionetista - Lembrei-me de marionetista porque o Manuel Dias é marionetista.
Técnico/a de árvores - Esta profissão foi porque o meu mano Tiago é desta profissão. Pescador/a - Escrevi esta profissão porque gosto muito dela.
Agricultor/a - Esta a mesma coisa
Pastor/a - Esta está aqui porque eu conheço um pastor e já o vi a trabalhar.
Vaqueiro/a - Lembrei-me que uma vez o pastor que conheço disse-me que ele às vezes também é um vaqueiro.
E conheço muito mais profissões…

terça-feira, 30 de março de 2010

Fui a Monchique

Eu fui a um restaurante e almocei carne com batatas fritas. Comi muito porque comi as batatas frita do meu pai quase todas e no fim uma mousse de chocolate. Depois fui ver a casa antiga da minha avó que fica num lugar chamado Maçarotal. Demos um passeio e depois fomos à Fóia onde se tem uma vista muito boa e depois ainda subimos mais até ao pico da Fóia. Aí, o meu pai colocou cinquenta cêntimos num binóculo público que não funcionava. Abanámos o binóculo e recuperámos a moeda.

Como é a casa da minha avó

A casa da minha avó é bonita e tem um pátio muito bonito. A casa tem um banco em que toda a gente gosta de se sentar lá. Tem um campo muito bonito e cheio de plantas e flores. Tem um terraço lá em cima da casa toda e eu gosto muito de ir para lá jogar à bola e algumas vezes o meu pai também vai jogar à bola comigo, mas também é indiferente o meu pai ir jogar à bola comigo. Se ele não for, vou sozinho.

O tempo


As pessoas gostam de prever o tempo dia após dia, e arranjaram uma maneira de fazer isso. É para isso que foi estudada a meteorologia. Depois arrajou-se um programa para a telvisão que é meteorologia.

As minhas férias

As minhas férias dão-me sorte e eu gosto delas e é bom porque posso fazer o que eu quiser, posso descansar muito mais, mas a vida tem ordens. Querem que eu vos dê um exemplo do tipo: eu não posso bater nem na minha mãe, nem no meu pai e nem em nenhuma pessoa e já está aí o exemplo. E estou a passar as férias na casa da minha avó em Portimão e amanhã vou-me embora e vou para Évora. Depois vou para o Marmeleiro passar mais um bocadinho das férias.

A galinha vaidosa

Este é outro texto da minha escola sobre a vida duma galinha

“Era uma vez uma galinha branquinha que vivia entre as suas amigas numa bonita casota de palha.Era muito vaidosa e passava a vida a gabar-se de que era capaz de voar. Discutiam entre si que tal proeza não era possível. Muito orgulhosa e querendo mostrar que era mais famosa que as suas companheiras, decidiu subir ao telhado da capoeira e de lá começar a dar às asas, para tentar voar. Coitada da galinha! Não demorou uns segundos, estatelava-se toda no chão, perdendo algumas algumas penas e magoando o seu bico. –AH! AH!AH! troçaram as companheiras. Embaraçada a pobre galinha foi para o seu ninho, promenteu a si mesma que nunca mais se faria em forte."

Gostaram da história? Respondam num comentário.

sábado, 27 de março de 2010

Sismo em évora

Aqui sentiu-se. mas foi fraco.

O plano de hoje

Hoje já fui ao futebol e marquei sete golos. Um deles foi num pénalti e como foi o ultimo dia do futebol fizemos um torneio uns contra os outros. Eu era o lider da equipa e a minha equipa perdeu um jogo mas ganhou dois jogos. Acabou o treino, vim tomar banho, descansar, almoçar e a seguir vou ao aniversario do meu amigo Kiko. Depois vou para casa da minha avó que é no Algarve e acabará por aqui o meu dia de sábado.

sexta-feira, 26 de março de 2010

joguei jogos no comptador

Joguei xadrês na internet e perdi. Mas também bati o meu recorde nos jogos do site "avózinha e livros" internet que foi 9950, o que já é muito bom não é verdade? Naquele jogo já cheguei ao nivel 4 o que é bom porque o meu máximo era no nível 3.

quinta-feira, 25 de março de 2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Como é o meu pai

Bonito
Optimo
Amigo
Carinhoso
Fofo
Querido
Fabuloso
Atencioso
Forte
Inteligente
Fixe
Bom
Divertido
Simpático
Amoroso
Brincalhão
Esperto
Mimoso
Fabulastico
Bonitoso

A galinha


Este post que vou fazer é o meu trabalho de casa. A galinha vive ao pé do moinho. O seu ninho é de palha. No ninho, ela coloca os seus ovos. Numa manhã de junho, a galinha põe o ovo no caminho e não no ninho. A menina Joaninha pega nele e leva-o à mãe, que o usou na omelete. A Joaninha comeu a omelete do ovo da galinha. A omelete estava muito gostosa.
-Que gulosa a Joaninha!

domingo, 21 de março de 2010

Fui ver os robertos

Fui ver um espetáculo de Robertos que foi na loja chamada "o lugar"e gostei muito de ir lá .
Jogei à apanhada nesse espaço. Os Robertos também são muitos bonitos. A primeira peça chamava-se a tourada e a segunda chamava-se o namoro. Fui com a minha mãe e com o meu amigo André e a mana dele chamada Joana e a mãe dele chamada Isabel.
No fim comprei um apito de lata que é um galo com uma pena nas costas.

Ontem fui ao Garcia de Resende


Ontem fui ao Teatro Garcia de Resende ver um teatro sobre a História de Portugal e eu gostei muito. As personagens são os reis de Portugal e as rainhas de Portugal e os padres e os soldados e os princepes e as princesas. A peça é do Teatro Pim. Fui com a minha mãe e encotramos o meu amigo André e a mãe dele que se chama Isabel e fomos os ultimos a sair. Quando acabou o espetáculo fomos jogar à apanhada no Garcia de Resente.

Fiz uma peça de teatro para o meu pai


A peça de teatro que eu fiz chama-se " A ilha dos cavalos" do livro "as viagens de Gulliver ". A autora do livro chama-se Luísa Ducla Soares e as personagens são o Gulliver e o cavalo branco e o cavalo preto e eu fazia de Guliver e a minha mãe fazia dos dois cavalos.


E eu acho que o meu pai gostou.

Poesia é neste país

"É neste país" é a associação cultural do Manuel Dias e da Gertrudes. Na sexta-feira ouvi poesia que o Eduardo Luciano, a Margarida Morgado, o José Lourido disseram e o Nuno do Ó cantou e tocou com a sua viola. Foi um espetáculo que eu gostei muito e não me casou nada - apesar de ser até à meia noite - porque foi tão bonito que não consegui adormecer... vocês haviam de ver!

sábado, 20 de março de 2010

O que é o amor

O amor é ... deixa-me dar um exemplo: Eu gosto do meu pai. É um sentimento. E o que é um sentimento? Eu acho que é uma coisa que sentimos no nosso corpo.

Torneio de futebol

Eu fui a Monte Trigo jogar um torneio, esta tarde. Correu bem porque ganhamos dois jogos e perdemos um jogo. Jogamos com os Canaviais e ganhamos aos Canaviais cinco a zero
e perdemos com Estremoz três a dois e ganhamos contra Montemor dois a zero. Estive a maior parte do tempo à baliza e não deixei entrar nenhum golo! Nem um!
Depois sai da baliza e fiquei um bocadinho sem jogar depois entrei na contagem decrescente e surgiu uma bela oportunidade para marcar golo.E marquei!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Audição de violino


Na quita-feira tive uma audição de violino e correu bem. Toquei o "Perpetual Motion" e gostei muito de me ouvir tocar.

O meu pai é:

Bonito
Inteligente
Fantastico
Optimo
Especial
Forte
Amoroso
Fabolastico
Maravilhoso
Adoravel
Mimoso
Querido
Queridíssimo
Dedicado
Atento
Simpático

segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu aprendi uma palavra nova

Eu hoje aprendi uma palavra nova que é "chave" e vou fazer aqui umas 5 frases.

A chave é bonita.
A chave abre a porta.
A chave fecha a porta.
A chave é moderna.
A chave é nova.

domingo, 14 de março de 2010

Fui à arena

Fui à arena ouvir a orquestra do Algarve. Fui com a minha mãe, com o meu amigo André, com o meu amigo Gil, com a mãe do Gil, a mana do Gil , a mana do André, a mãe do André.
A orquestra tinha violinos, violoncelos, violas de arcos, também violas normais e trompetes.
O Maestro que se chama Osvaldo Ferreira é fixe.

Dois gostares diferentes

Posso gostar da minha mãe.
Posso gostar do meu pai . Da minha avó. Do meu avô. Da minha tia. Do meu tio. Da minha bisavó. Do meu bisavô. Do meu mano. Da minha mana. Do meu primo. Da minha prima.

Outro gostar, diferente deste, é o do paladar. Posso gostar de chocolate, de batatas fritas, de frango...
Acho que agora já chega.

sporting braga rio ave

comesou com o rio ave arematar bem mas a não marcar depois o sporting braga ataca e marca logo um golo e depois foi intrevalo e depois já não vi nada.

Porto académica

O jogo comesou bem o porto a perder com um pénalti para a académica depois a académica comete logo uma falta para o porto e o porto marca logo um golo depois o arbito apita para o intrevaulo depois adorme-si e já não sei mais nem o meu pai e a minha mãe.

sábado, 13 de março de 2010

O meu supermeercado

O meu supermercado tem
cenouras
oregãos
batatas
alface
peixe
laranja
melancia
melão
maça
peras
esparguete
arroz
couve-flor
manteiga
perfumes
gormitis
bonecas
casinhas de brincar
pufes
computadores
maquina de café
lápis de carvão
borrachas
afias
lápis de cor
mala
casacos
jornais
estojos
dvds

A Sofia fes anos

Ontem á noite fui á casa da Sofia ou poso dizer que fui a casado João Afonso porque a Sofia fes anos e eu e a minha mãe ofersemos uma planta e um livro e cantamos os parabéns.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Fui ao fotebol

No foiebol marquei 7 golos defendi dois mas tive muita sorte porque eles tinham a bola e chutaram e foi a 1 poste e foi outra ves ao poste e ainda por sima foi pénalti.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Hoje é o dia da mulher

É tão bonito não é pessoas a ligarem a outras pessoas nuca vi uma coisa tão bonita que sesasão até a Margarida Morgado ligou á minha mãe.

muitas palavras

menina
menino
pato
sapo
macaco
casa
escadas
mulher
gosto
gostava
queque
leque
árvor
asma
alma
amigos
um
dois
três
janela
globo
mostra
mostrava
otoringolaringologista
quatro
cinco
seis
sete
oito
nove
des
onse
dose
treose
catorse
quise
desaseis
desasete
desoito
desanove
vinte
quarto
cuzinha
sala
tilhado
terraço
marquise
medericas
e a inda sei mais.

O piquenique

Toca a sineta da escola! A dona Estela e
os seus alunos vão a um piquenique ao pé
do castelo. Vão todos na camioneta.
Á saída, o Vasco e a Inês dão um (1)
beijo á sua mãe.
O Vasco leva duas tostas mistas e um pacote de leite.
A sua mana Inês leva um queque e um sumo de ananás.
uma mosca pousou no bolo da Inês.Ela
já não comeu o queque.

domingo, 7 de março de 2010

Clube de leitura


Eu ontem fui ao clube de leitura.

O clube de leitura é um grupo de meninos e meninas que se juntam com adultos, ou posso dizer com pais e mães, para lerem histórias e livros.

Às tardes de sábado, de quinze em quinze dias, cada um escolhe uma história para ler para o grupo. Sentamo-nos em roda e ouvimos o que cada um trouxe.

No ano passado o ponto de encontro era na Ludoteca. Este ano é na livraria "A que sabe a lua".

Eu adoro este lugar porque há muitos livros e espaço para estarmos.

Há meninos que aprenderam a ler há pouco tempo, como eu, que querem mostrar do que são capazes. Mas eu acho que devem escolher textos pequenos ou frases para não cansarem muito a voz.

Aqui fica o convite a quem se quiser juntar a nós.

Arre burrito

Arre burrito
para a feira
carregadinho
de madeira.


Arre burrito
para Azeitão
carregadinho
de feijão.


Arre burrito
para Lolé
carregadinho
de água-pé.


Arre burrito
para Monção
carregadinho
de sabão.


Arre burrito

arre burrito

para a feira
de S.Martinho

para o sinhor
capitão

não está em casa

larga burrito
a carga no chão.

sábado, 6 de março de 2010

Sola sapato

Sola sapato
rei rainha
foi ao mar
pesar sardinha
para o filho
do juiz
que está preso
pelo nariz
salta a pulga
na balança
dá um pulo
vai parar à França
os cavalos a correr
as meninas a aprender
a mais bonita de todas
comigo se há-de esconder.

sexta-feira, 5 de março de 2010

A minha casa

Eu gosto da minha casa. Eu acho que a minha casa é muito bonita.
A divisão da casa que eu mais gosto é o meu quarto, para ler livros o olhar para a paisagem.
No quarto da minha mãe gosto de estar ao computador.
Também gosto muito de estar no quintal a jogar a bola.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Quarto de hotel em Bissau


É este o quarto onde estou em Bissau. Tenho saudades tuas, ó alcagoita. Amanhã mando-te fotos da cidade. (O Sporting ontem ganhou ao Porto. É um belo clube). Acho que tu gostavas de ver esta cidade. É muito diferente de Évora. Mas nas diferenças é que está o ganho. Um beijo.

C.

Os três porquinhos

Numa bonita casa viviam três porquinhos: Pig, Pink e Blue.
O lobo queria comer os porquinhos e eles fugiram para a casa de palha.
O lobo soprou e a casa caiu.
Depois eles correram para a casa de madeira.
O lobo soprou a casa de madeira e ela caiu.
Os dois manos fugiram para a casa de tijolo.
Os manos têm muito medo do lobo e escondem-se dele.
O lobo tentou so0prar mas não conseguiu deitar a casa abaixo.
O lobo ficou com fome e os porquinhos salvaram-se.


este foi um texto da minha escola
 
Site Meter