sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bonecos das preocupações


No passado fim de semana, fomos jantar a casa de uns amigos.
Uma mãe tinha levado uma história muito gira.
E a dona da casa tinha os bonecos da história.
Eu não os conhecia. São os bonecos das preocupações.Fazem parte de uma tradição da Guatemala.
Na tarde de sábado eu e a minha mana decidimos fazer os nossos bonecos das preocupações. Ficaram muito giros.
À noite, ao deitar, contamos uma preocupação a cada boneco. Deitamo-los debaixo da almofada. Na manhã seginte quando acordamos já as preocupações desapareceram.
Fiz isso durante toda a semana, e garanto-vos que dá mesmo resultado.

7 comentários:

  1. Tenho que acrescentar que um dos bonecos se partiu. Eu devo ser muito remexido a dormir. De manhã encontrei-o no chão, partido.
    Agora a minha mana está a arranjá-lo. E prometeu-me que me vai fazer mais.

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa os bonecos têm sido motivo de conversa.
    Uns dizem que não devem servir de grande coisa. Outros dizem que são uma boa ajuda. O meu pai até disse que eu bem podia substitui-los por um palito ou por um grão de bico. A mim não me pareceu boa ideia.
    Eu, a minha mãe, e a mana dizemos que os bonecos das preocupações, bem bonitinhos, dão sempre resultado. Essa é a verdade.

    ResponderEliminar
  3. Quando eu tiver preocupações posso usar os teus bonecos? Ontem eu estava preocupado quando fugiste da cama para ir dormir com a tua avó. E hoje também quando estavas a brincar com o Quico e te puseste nú. Emprestas-me os bonecos quando eu estiver preocupado?

    Pai

    ResponderEliminar
  4. também preciso de uns bonecos desses. conto contigo para me explicares como é que se fazem. está bem?

    sofia

    ResponderEliminar
  5. Pai:
    Então porque é que não vais ao meu quarto e não os usas quando eles estão livres?
    Eu empresto-os.

    ResponderEliminar
  6. Sofia:

    Eu também ainda não tentei, mas já vi a minha mana fazê-los: Primeiro ela juntou palitos com fita cola em forma de figura humana.Meio palito para cada perna.Dois palitos juntos para o corpo, mais outros meios para os braços. Depois com fios de lãs de cor faz-se a roupa. A cabeça é com um bocadinho de papel onde se pinta a boca, nariz e olhos. Com lãs faz-se o cabelo.
    Achas que assim já consegues ?

    ResponderEliminar
  7. Quando nós encontrámos os bonecos na loja pensámos logo que poderiam mudar as nossas vidas e quisemos partilhá-los com os amigos. Gostávamos de conhecer os que fizeram...
    Joana, André e Isabel

    ResponderEliminar

 
Site Meter