sábado, 17 de abril de 2010

Trabalhos em vidro

Cá em Évora, no Convento dos Remédios, houve trabalhos em vidro. Eu também fiz e gostei. Fizemos contas de vidro. As minhas três contas de vidro ficaram giras mas todas ficaram com cores vivas e foram feitas com muitas cores.
Quando chegou o momento mais emocionante e que dá mais trabalho que é o momento de separar o vidro da vara de metal, parti duas contas e fiquei com uma. Ofereceram-me outra, mas quando cheguei a casa eu e a minha mãe pusemos cola e colaram-se as que se tinham partido. Por isso fiquei com três contas de vidro feitas por mim e mais uma oferecida.
Agora vou explicar como é que se fazem contas de vidro:
A coisa principal é ter lume, uma vareta de metal e vidro.
Depois pomos a vareta dentro do fogo e ao mesmo tempo aquecemos o vidro até ficar quase líquido. Quando está assim, enrola-se o vidro à volta da vareta de metal, dando-lhe as formas que queremos e juntando as cores que escolhemos.
Depois de ficar ao lume e de termos feito o que queremos, coloca-se o resultado dentro de uma areia amornecida. Deixamos aí as contas de vidro durante algum tempo. Depois separa-se a conta de vidro da vareta de metal com muito cuidado e a ajuda de àgua para não partir.
Como a minha mana faz hoje 16 anos, aproveitei e dei-lhe o meu trabalho. Ela disse que tinha gotado muito. Vocês haviam de ver aquelas contas de vidro!

3 comentários:

  1. Tu és mesmo um artista!~
    Porque é que não publicaste uma foto das contas que tu fizeste?
    Beijinho da Manela

    ResponderEliminar
  2. Vamos já publicar a foto, Manela.
    Beijinhos do Duarte

    ResponderEliminar
  3. Oi Duarte, falo com você aqui do Brasil. Parabéns pelo seu blog é muito interessante e muito bem escrito.
    ABBÇos da MarGGa

    ResponderEliminar

 
Site Meter